sábado, 22 de setembro de 2012

Português e História

Olá alunos do 6º Ano A e B! Vamos para a última parte do trabalho! Português e História! Leiam o texto e caprichem! Conto com vcs....
Tia Cris

Português e História

Jesus, esse desconhecido.
Em 2001, a rede de televisão britânica BBC reuniu vários cientistas com uma proposta inédi­ta: tentar recompor o rosto de Jesus. Leia, na matéria jornalística a seguir, alguns detalhes dessa iniciativa.


O Rosto de Jesus Cristo, imagem obtida por computador.
“O resultado nada teve a ver com a imagem que grande parte do mundo cristão tem daquele que é considerado o fundador de sua religião. Já se esperava, nos últimos anos, que Jesus não fosse um homem alto, de longos cabelos louros, olhos azuis ou verdes, pele clara e nariz afinado, como mostraram, durante vá­rios séculos, as pinturas europeias, e nas últimas décadas, muitos filmes de Hollywood.
A imagem da BBC, obtida a partir de dados e medidas do crânio de um judeu do século 1º d.C. - escolhido como o mais representativo da população masculina adulta da Palestina naquela época -, era de um homem de corpo provavelmente atarracado, rosto arredondado, nariz grosso e, provavelmente, cabelos e olhos escuros. [...].
Apesar do rigor da reconstituição dos britânicos, não se quer dizer que agora sabemos como era o rosto de Jesus. O crânio usado pode ser de um homem que não era nada parecido com ele.
 Assim como a verdadeira imagem do homem de Nazaré permanece desconhecida, pouco sabemos da vida do Jesus his­tórico. A partir da contestação da validade dos evangelhos como obras históricas em meados do século 19, a própria possibilidade da existência de Jesus chegou a ser posta em xeque. .
Mas, aos poucos, historiadores, linguistas, arqueólogos e teólogos juntaram evidências de que, em Belém ou em Nazaré, no ano 7 ou 6 a.C., nasceu Yeshua Ben Yossef (Jesus filho de José, em aramaico), que por volta do ano 30, sob as ordens do procurador romano Pôncio Pilatos, fora condenado à morte por crucifixão.”

TUFFANI, Maurício. A nova fé. In: Revista Galileu, n. 125, dezembro de 2001. pág. 34-35.


Salvador do Mundo. Pintura de Antonello de Messina      

Compreensão do texto

1.     Você já prestou atenção nas imagens de Jesus mostradas nos filmes, igrejas, pinturas e revistas? Essa imagem corresponde àquela obtida pelos cientistas?

2.     Descreva os procedimentos empregados na tarefa de reconstituição. O resultado obtido pelos cientistas retrata fielmente a face de Jesus?

3.     O que os pesquisadores conseguiram constatar sobre a existência de Jesus?

4. Como é Jesus Cristo para você? Faça um desenho, escreva uma frase ou use colagens. Só não vale imprimir imagem da Internet!
 
Entrega do trabalho: 5 de outubro! Não ultrapasse esta data, por isso não deixe tudo para a última hora!

 

Português e Geografia


Olá queridos alunos do 6º ano A e B! Viram só como este trabalho está sendo maravilhoso? Português combina com tudo mesmo, não é? Agora vamos misturar Português e História e Português e Geografia! Leiam os textos, copiem as perguntas e respondam em seguida, como combinamos em sala, ok?

Portugês e Geografia

Impactos da construção de uma usina hidrelétrica

Usinas hidrelétricas são, reconhecidamente, uma excelente alternativa para a geração de energia: não são poluentes e permitem a redução do efeito estufa. Estima-se que todos os anos elas economizam 600 milhões de toneladas de petróleo - uma fonte não renovável e poluente. Há, porém, uma grave contrapartida: a construção das usinas acarreta, inevitavelmente, impacto no meio ambiente. Barragens e reservatórios exigem inundação de imensas áreas, com a consequente destruição da flora e da fauna originais e o deslocamento de populações inteiras.

De acordo com a organização Movimento dos Atingidos por Barragens, as hidrelétricas já determinaram a remoção de mais de um milhão de pessoas no Brasil. A usina de Sobradinho, por exemplo, desalojou 70 mil pessoas que habitavam as regiões próximas ao rio São Francisco, na Bahia.

Esse paradoxo levou os agentes financeiros internacionais (o Banco Mundial, por exemplo) a aumentar suas exigências antes de financiar a construção de hidrelétricas.

Cada vez mais, a liberação de verbas depende de projeto adequado para amenizar ou reverter o impacto social e ecológico causado pelas inundações - e os projetos, se bem conduzidos, são eficientes.  

Um exemplo é a usina hidrelétrica de Itaipu, cuja construção destruiu a imensa cachoeira de Sete Quedas, no rio Paraná, inundando completamente o Parque Nacional em que ela se localizava. A floresta nativa que circundava a obra foi mantida, e as áreas devastadas foram reflorestadas, os animais naturais da área hoje ocupada pelo lago foram resgatados antes da inundação.

Fonte: Como cuidar da nossa água. São Paulo: BEI Comunicações, 2003. P. 71 e 72.

Paradoxo: contradição, proposição ou opinião contrária à comum.

COMPREENSÃO DO TEXTO

                
1) Cite um aspecto positivo e um aspecto negativo envolvidos na construção de uma usina hidrelétrica.
 
2) Quais as principais consequências ambientais que a construção de uma barragem pode acarretar?

3) Por acarretar graves impactos ambientais e sociais, as agências que financiam a construção de usinas 
hidrelétricas têm feito algumas exigências. Quais são elas?


4) No texto, são citadas duas usinas hidrelétricas nacionais. Quais são elas? Em que região do país estão situadas?

5) Neste texto, há vários adjetivos. Escreva todos os adjetivos usados. 

Não se esqueçam! Data final para entrega do trabalho: 5 de outubro